...

Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.
Clarice Lispector

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Coisas Limitantes e Irritantes

Todos que já provaram da liberdade da noite escura de suas mentes vão entender, todos os outros certamente dirão: alienado! Mas na verdade não ligo, sei que a esses lhes falta muitos passos para entenderem do que estou falando.

Como é doce essa escuridão, ela nos trás liberdade, entendimento de quem realmente somos, e não do que fomos modelados para ser. É na escuridão de nossas mentes em meio a uma noite escura que temos ao menos um breve vislumbre de quais nossas potencialidades, descobrimos muitas respostas, que normalmente não são aceitas à luz do dia, nesta sociedade hipócrita em que vivemos e alimentamos. Sim, alimentamos, cada vez que nos calamos, estamos reforçando tudo o que menos queremos.

Temos regras para tudo, somos obrigados a tolerar tudo, as mesmas pessoas que nos cobram por uma conduta ilibada, nos submetem a desrespeitos sem tamanho, mas, temos que respeitar as regras, simplesmente por não nos sentirmos bem no papel de vítima. Mas pergunto, quem já provou de sua escuridão se sente bem no papel patético de vítima? Quem já vislumbrou de sua grandeza consegue se submeter sem se sentir morrendo?

Vejo todos os dias as pessoas tendo atitudes e falando coisas que os coloca a níveis de macacos, sim, macacos, tão evoluídos quanto qualquer macaco. Apenas reagem, e sempre da mesma forma condicionada, movidos por seus frágeis egos e seus rotos orgulhos. Falam e fazem coisas sem nem ao certo saber o motivo, isso é triste, pois se é obrigado a ver tudo isso e se calar, pois se falar algo, logo você é o diferente, o insano hehehe...

As pessoas não tem coragem de mergulhar em sua escuridão, e criticam quem tem, as pessoas achariam natural você lutar e banir seus monstros internos, e se aberram ao notar que você alegremente os coloca como aliados, partes importantes de sua psiquê. Tudo por que? Pelo simples fato de não saberem o que é isso, de terem o velho medo do desconhecido, de isso nos tornar cada vez menos subordináveis.

E por todo esse medo e falta de conhecimento, vejo todos os dias as pessoas fazendo os maiores absurdos justamente das coisas que são (ou deveriam ser) as coisas mais belas e livres, por exemplo deus e amor... em nome dessas duas coisas podemos ver toda a bestialidade causada pela ignorância humana. E em dias assim eu realmente sinto vergonha de ser humano, preferia ser um et hahahahah... Ao menos eu poderia criticar tudo isso sem me incluir nessa lama toda rsrsrsr

Mas quem sabe em um futuro distante [muito distante mesmo] as pessoas entendam que tudo isso perde seu valor e sua beleza se for trancado no fundo de um armário ou jogado no fundo de um baú. Que existem coisas que são de um tamanho tão grande e que são tão vivas que não podem ser controlados, pois perdem seu brilho, perdem sua beleza.

Por exemplo: deus... não importa sob que ponto de vista religioso se fale dele, o estamos limitando, estamos lhe atribuindo características que ACHAMOS que ele deveria ter, exatamente as características que nós temos, mas qualquer um pode vislumbrar a verdadeira face de "algo" que criou tudo isso... olhe para o céu em local afastado da cidade em uma noite de céu aberto, e deixe seus pensamentos divagarem sobre o que você está vendo. Agora tente modelar tudo isso, lhe atribuindo características, verá como perde o brilho.

Há nisso tudo uma frase muito boa: Tudo o que define, limita.

Thenebris

domingo, 24 de outubro de 2010

Respeito

Observo muito, talvez até mais do que me seria bom, mentalmente falando. Pois as pessoas dizem coisas e fazem completamente o inverso daquilo que foi dito, não me excluo deste grupo, mas também certamente cometo este erro muito menos vezes.

Isso a uma primeira vista pode parecer banal ou rotineiro, entretanto, com o passar do tempo vai adquirindo muito peso, principalmente quando a falta de respeito se torna o normal, o habitual, o padrão de uma casa, onde não se respeita o espaço do outro, e antes que eu tenha que responder a algum comentário profundamente infeliz digno de um macaco... não estou falando de espaço físico, mas de espaço emocional, de campo... não sabe o que é isso? Google it!!!!

Pessoas com mentes perturbadas não suportam o silêncio... e acabam perturbando o silêncio de quem tanto o busca... não permitem nem mesmo alguns minutos de tranqüilidade... serenidade.... por que isso acontece? Não tenho certeza, mas tenho uma teoria... o silêncio de um e sua calma, acaba incomodando o barulho interno de outros... que certamente não permitirão isso, afinal... são normais... saudáveis!!! 

Pessoas pedem para que outras pessoas abram mão de coisas, de espaço, de sua sanidade se possível, mas não querem abrir mão de nada, fazem acordos [que não cumprem] fazem promessas [que não cumprem], fazem pedidos [que não teriam o direito], exigem de você [aquilo que não fazem]. Mas se você não atender a tudo isso, certamente você será o monstro da história, a outra pessoa rapidamente se colocará no confortavelmente no papel de vítima [e humilhante, é claro].

RESPEITO. Esta é uma palavra alienígena para algumas pessoas. E parece que quem o exige acaba se tornando um alienígena também. E ainda "não entendem", o por que você chega no fim do dia muito puto, te acordam mal... te proporcionam um dia brindado por desrespeito e abuso... e querem um final de noite mágico... olha por mais que eu tente me controlar, só tem uma coisa a dizer sobre isso: porra vai se tratar!!!!

Isso me faz lembrar a máxima:cada um colhe o que planta... plante abacaxis e os colherá... mas as pessoas se enfurecem ao colher o abacaxi que plantou... certamente esperavam por suculentas mangas rsrsrsr

Mas o melhor da coisa é que além de tudo isso, com pessoas assim, você não tem o direito de reclamar, essas pessoas "se ofendem", aí cada pessoa reage de um jeito, mas a mais comum é se colocar no papel de vítima. Para que? Mui simples... para continuar a te perturbar, desta vez tentando plantar culpa em você, para tentar te convencer de que você é que está errado! 

Eu só tenho uma pergunta... Será que apenas um pouco de maturidade e de respeito é pedir demais?

Thenebris

domingo, 17 de outubro de 2010

Lindo dia de Sol oO

Tem quem diga que sou chato, implicante, etc... Mas tem hora que não da para aguentar, as pessoas realmente abusam da boa vontade, passam de qualquer limite... um bom exemplo foi hoje:

Estou eu tranqüilamente dormindo em pleno DOMINGO às SETE HORAS da manhã, quando acordo com o infeliz do meu pedreiro quebrando uma parede aqui na minha casa. O cretino me entra sem ser convidado, sem ter marcado com antecedência. Faz o maior barulho [parecia uma guerra no meu quintal rsrsrrs].

Estão achando muito abuso? Ora... Why so serious? rsrsrrs a coisa piora, e bastante. Ele não contente com tudo isso, ainda teve a cara de pau de ir batendo na parede... gritando para eu acordar por que ele queria café... SIM ele queria CAFÉ!!!!! Ou seja, o infeliz apronta uma sessas e ainda quer que eu levante para fazer um cafezinho para ele rsrsrsr... Ta bom por aí? Não... claro que não....

Além de ser acordado com uma barulheira infernal num DOMINGO às SETE horas da MANHÃ, e o cidadão ainda querer que façamos café para ele... EU passei por errado da história ainda... tive que aguentar cara feia... pelo que vejo o "certo" seria eu ir lá... com um sorriso na cara e tratar bem o cretino que me acorda dessa forma nesse dia a essa hora... PQP!!!

É... tem dia que eu literalmente me sinto um et.... deve ser esse o problema... ou sei lá... será que eu falo grego? Bom, não sei... mas de duas coisas eu sei... continuo com [capacho mode OFF] e para mim esse pedreiro não trabalha mais.

Eu to surtado? SIM! Hoje eu to completamente surtado. A cada vez que me acontece uma pérola dessas vou relembrando um sem fim de coisas semelhantes, de abuso, falta de educação, falta de respeito, falta de tudo que se faz necessário para uma boa convivência... me sinto vivendo em um planeta de macacos... em momentos como esse penso que Darwin tinha meia razão... temos parentesco com os macacos... mas não evoluímos tanto assim hahahahha....

Thenebris

sábado, 2 de outubro de 2010

Saudade é o Amor que fica

Não é de meu costume postar aqui textos que não sejam de minha autoria, mas este vale a pena.

Estou eu hoje aqui navegando buscando entulhar minha mente com o maior número de informações possível, lendo e baixando textos, e eis que me deparo com este texto...

O Dr. Edward Bach, nos idos de 1928-36, tratava a saudade com o floral Honneysuckle. Saudade é uma palavra portuguesa que dificilmente tem tradução em outros idiomas e uma menina de 11 anos com uma doença terminal consegue definí-la sabiamente, na simplicidade do seu ser, ao Dr. Rogério Brandão, Médico Oncologista Clinico, RC Recife Boa Vista D4500, Cremepe 5758. Abaixo, eis o relato emocionante do médico:

"No início da minha vida profissional, senti-me atraído em tratar de crianças, me entusiasmei com a oncologia infantil. Tinha, e tenho ainda hoje, um carinho muito grande por crianças. Elas nos enternecem e nos surpreendem com suas maneiras simples e diretas de ver o mundo, sem meias verdades.

Nós médicos somos treinados para nos sentirmos “deuses”. Só que não o somos! Não acho o sentimento de onipotência de todo ruim, se bem dosado. É este sentimento que nos impulsiona, que nos ajuda a vencer desafios, a se rebelar contra a morte e a tentar ir sempre mais além. Se mal dosado, porém, este sentimento será de arrogância e prepotência, o que não é bom. Quando perdemos um paciente, voltamos à planície, experimentamos o fracasso e os limites que a ciência nos impõe e entendemos que não somos deuses. Somos forçados a reconhecer nossos limites!

Recordo-me com emoção do Hospital do Câncer de Pernambuco, onde dei meus primeiros passos como profissional. Nesse hospital, comecei a freqüentar a enfermaria infantil, e a me apaixonar pela oncopediatria. Mas também comecei a vivenciar os dramas dos meus pacientes, particularmente os das crianças, que via como vítimas inocentes desta terrível doença que é o câncer.

Com o nascimento da minha primeira filha, comecei a me acovardar ao ver o sofrimento destas crianças. Até o dia em que um anjo passou por mim.

Meu anjo veio na forma de uma criança já com 11 anos, calejada porém por 2 longos anos de tratamentos os mais diversos, hospitais, exames, manipulações, injeções e todos os desconfortos trazidos pelos programas de quimioterapias e radioterapia. Mas nunca vi meu anjo fraquejar. Já a vi chorar sim, muitas vezes, mas não via fraqueza em seu choro. Via medo em seus olhinhos algumas vezes, e isto é humano! Mas via confiança e determinação. Ela entregava o bracinho à enfermeira e com uma lágrima nos olhos dizia: faça tia, é preciso para eu ficar boa. Um dia, cheguei ao hospital de manhã cedinho e encontrei meu anjo sozinho no quarto.

Perguntei pela mãe. E comecei a ouvir uma resposta que ainda hoje não consigo contar sem vivenciar profunda emoção.

Meu anjo respondeu: – Tio, às vezes, minha mãe sai do quarto para chorar escondido nos corredores. Quando eu morrer, acho que ela vai ficar com muita saudade de mim. Mas eu não tenho medo de morrer, tio. Eu não nasci para esta vida!

Pensando no que a morte representava para crianças, que assistem seus heróis morrerem e ressuscitarem nos seriados e filmes, indaguei:

- E o que a morte representa para você, minha querida?

- Olha tio, quando a gente é pequena, às vezes, vamos dormir na cama do nosso pai e no outro dia acordamos no nosso quarto, em nossa própria cama, não é? (Lembrei que minhas filhas, na época com 6 e 2 anos, costumavam dormir no meu quarto e após dormirem eu procedia exatamente assim.)

- É isso mesmo, e então? – Vou explicar o que acontece, continuou ela: Quando nós dormimos, nosso pai vem e nos leva nos braços para o nosso quarto, para nossa cama, não é?

- É isso mesmo querida, você é muito esperta!

- Olha tio, eu não nasci para esta vida! Um dia eu vou dormir e o meu Pai vem me buscar. Vou acordar na casa Dele, na minha vida verdadeira!

Fiquei “entupigaitado”. Boquiaberto, não sabia o que dizer. Chocado com o pensamento deste anjinho, com a maturidade que o sofrimento acelerou, com a visão e grande espiritualidade desta criança, fiquei parado, sem ação.

- E minha mãe vai ficar com muita saudade minha, emendou ela.

Emocionado, travado na garganta, contendo uma lágrima e um soluço, perguntei ao meu anjo:

- E o que saudade significa para você, minha querida? 
- Não sabe não, tio? Saudade é o amor que fica!

Hoje, aos 53 anos de idade, desafio qualquer um a dar uma definição melhor, mais direta e mais simples para a palavra saudade: é o amor que fica! Um anjo passou por mim… Foi enviado para me dizer que existe muito mais entre o céu e a terra, do que nos permitimos enxergar. Que geralmente, absolutilizamos tudo que é relativo (carros novos, casas, roupas de grife, jóias) enquanto relativizamos a única coisa absoluta que temos, nossa transcendência. Meu anjinho já se foi, há longos anos.

Mas me deixou uma grande lição, vindo de alguém que jamais pensei, por ser criança e portadora de grave doença, e a quem nunca mais esqueci. Deixou uma lição que ajudou a melhorar a minha vida, a tentar ser mais humano e carinhoso com meus doentes, a repensar meus valores.

Hoje, quando a noite chega e o céu está limpo, vejo uma linda estrela a quem chamo “meu anjo, que brilha e resplandece no céu”. Imagino ser ela, fulgurante em sua nova e eterna casa. Obrigado anjinho, pela vida bonita que teve, pelas lições que ensinaste, pela ajuda que me deste. Que bom que existe saudades! O amor que ficou é eterno."

Fonte: Blog do Karel

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Estranhamente...

Já faz uns dias que venho me observando... e também observando tudo a minha volta. Ando reparando como as coisas se tornam automáticas quando não se tem mais seu espírito, quando você se vende para o sistema.

Quando seu coração não é compatível com o sistema, você ou luta contra tudo ou se vende... mas o que é vendido? Descobri o que se perde... perdemos nossos espíritos, apenas nos resta nossas mentes, então que se faz é simplesmente racionalizar tudo. Exatamente como um computador.

Estranhamente... ao racionalizar tudo, as coisas continuam não fazendo o menor sentido, entretanto se tornam suportáveis, afinal se dois mais dois são quatro... por que maldito motivo irei questionar? Apenas vou repetir como um papagaio... é, são quatro. rsrsrsrsr

Mas há um sério problema nisso tudo, que é algo que falta à razão: a Vontade. Quando se é apenas razão, se perde  completamente suas motivações. Não se age mais... tudo é apenas reação... não há mais ação. Não há o que ser feito... pois não há um por que ser feito. Simplesmente se reage a algo que surge... de maneira que esteja programada, é claro.

Quando se está assim, igual uma máquina, há um grande conforto que é: Se não há Vontade, não há frustração. Tudo se torna um eterno existir. Estar assim também te deixa imune a muitas coisas que antes te atingiam, coisas que te irritavam já não irritam mais, afinal, não faz a menor diferença mesmo.

Quando se é apenas razão, tudo fica mais simples, basta escolher o software e seguir em frente exatamente como tudo está programado... nada no script deve ser alterado, nem mesmo questionado... mas também não precisa ser entendido.

Mas sempre que se coloca um novo programa, precisamos fazer alguns ajustes... configurá-lo bem... isso nem sempre é uma tarefa fácil, mas precisa ser feita, afinal o sistema não suporta bugs rsrsrrsr 

Outra coisa que acontece com quem vende seu espírito ao sistema é que lentamente algo morre, ainda não tenho um nome para dar a isso que vai morrendo, mas também não faz a menor diferença, pois a cada instante que este algo morre, a razão ganha espaço, cria raízes. 

Thenebris