...

Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.
Clarice Lispector

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Entender x Aceitar

Hoje me chegou uma frase interessante... "Eu entendo, mas não concordo."... podem me perguntar o que há de interessante em uma frase óbvia, e digo, é óbvia apenas se olhada rapidamente... ao nos aprofundarmos em seu contexto fica implícito o quanto é antagônica esta frase, pois vejamos:

Temos como costume acreditar que a aceitação é associada com a conivência e até mesmo com a participação, em qualquer coisa que seja, mas na verdade a aceitação vai muito além disso. Pois se entendemos algo e não concordamos, estamos dizendo que não aceitamos... se estamos dizendo que não aceitamos algo em alguém estamos dizendo que algo nessa pessoa nos causa desconforto, ou que estamos sendo tirados de nossa zona de conforto. Isso na realidade pode ser bom, dependerá de como iremos lidar com isso... pois basicamente temos duas alternativas: a primeira consiste em empacar como uma mula, atolados em pré-conceitos que provém do meio em que vivemos e teimamos em dizer que somos nós; a segunda consiste em observar com sinceridade o que está motivando esta não aceitação de algo.

Se empacarmos como mulas... fatalmente estamos morrendo, pois vida é movimento, é transformação. Tudo o que vive se move de alguma maneira... muda com o tempo... se adapta a novas coisas e situações. Empacando estamos sendo "cabeça dura". Estamos estagnados em velhos conceitos do que é "certo" e "verdadeiro" do que pode ou não existir. 

Se temos a coragem de observar com sinceridade, seja lá o que for... sempre veremos que nós mesmo é que colocamos problemas onde não existem. Nós mesmos é que criamos um sem fim de idéias pré-concebidas sobre algo que imaginamos ser de alguma maneira e não estamos nos dando ao trabalho de olhar as coisas como realmente são. Existem situações na vida que na verdade são profundamente belas, mas que nossas mentes, entulhadas com lixo do sistema tende a ver como "erradas" ou como coisas que não podem existir ou dar certo.

A não aceitação de muitas coisas está baseada em nosso orgulho... algo que realmente nos atrapalha bastante na vida... quantas pessoas já não perderam um grande amor por orgulho? Quantas pessoas não assistem outras pessoas sofrendo e por orgulho não fazem absolutamente nada para mudar isso, ou quando fazem, também é baseado no orgulho e também não resolve nada... apenas muda o "problema" de endereço rsrsrsrs...

A aceitação de muitas coisas vem do verdadeiro entendimento, e não da simples intelectualização, de algo, principalmente de coisas relacionadas aos sentimentos. Racionalizar as coisas do coração serve apenas para não fazer nada. Pois quando passamos a sentir as coisas ao invés de pensar elas, a inércia, o modo automático se tornam insuportaveis.

Existem coisas que não podem ser alteradas... é aquela velha história... existem portas que depois de abertas não podem ser fechadas... por mais que tudo nos afaste da porta, a porta não se fecha, e não temos como esquecer.

Nós sempre nos esquecemos de que muitas vezes as coisas mais belas pode nascer do que aos olhos dos não conhecedores de certas coisas seria chamado de lodo... seria visto como sujo... sem saber que deste "lodo" pode nascer a flor mais bela...

E assim caminha a humanidade... entendendo e não aceitando... com passos de formiga e sem vontade...

Thenebris

Nenhum comentário:

Postar um comentário