...

Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.
Clarice Lispector

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Somos Donos?

Todos os dias vejo coisas que realmente por mais que eu tente não compreendo... como por exemplo, o quanto as pessoas se sentem donos de seus parceiros, e como as pessoas se submetem a isso... como se isso fosse uma coisa normal ou natural... simplesmente "pertencer" a outra pessoa.

Isto é uma coisa que acontece com tanta freqüência, que já é tida pelo meio social como normal e certo!!! O simples fato de pessoas serem casados os faz serem "donos" uns dos outros. Aí entram o apego, a posse e o controle... e nos submetemos... e o que é pior, sem reclamar.

Crescemos achando isso normal, não nos damos ao trabalho de parar para olhar isso... e nos perguntar... mas por que maldito motivo tenho que me anular? Mas por que tenho que ser o que querem que eu seja? Eu "pertenço" a essa pessoa ou tenho minha vida?

E outra coisa mui interessante... é o uso de rótulos para isso... existem rótulos que são praticamente um direito de posse do ponto de vista social... por exemplo... "marido" ou "esposa"... Esses rótulos são praticamente uma escrituração de um bem. Mas... será que estamos esquecendo algo? Hm... acho que sim... duas coisas na verdade: Primeira... somos seres humanos, e não simples objetos inanimados... A Segunda... Estamos vivos, e temos direito de viver nossas vidas segundo nossa vontade... e não segundo a vontade de nossos "donos".

Mas vamos refletir um pouco sobre o por que isso acontece... Bem, fora todo o contexto social no qual estamos inceridos... que fatalmente nos influencia, e muito, temos que avaliar nossas motivações para "concordar" com isso. Basicamente... além do controle [que particularmente vejo apenas como um sintoma], há algo mais interessante... o medo de perder... sim... é daí que vem toda essa posse e controle.

Mas eu pergunto... onde há amor... haverá perda? Particularmente acredito que não, e que se houver a perda... isso só quer dizer uma coisa... não havia amor.

Outro fator que parece ser bastante marcante é nosso orgulho, pois queremos acreditar que podemos suprir todas as necessidades de nossos parceiros... não estou falando apenas de sexo... mas afetivas e intelectuais também. Pois o ser humano é infinitamente complexo... e assim sendo, suas necessidades para uma vida plena também o serão.

Mas realmente não espero que pessoas coloquem as suas budicas mãozinhas em suas consciências apenas por ler um simples texto como esse, que foi escrito sem o menor critério ou avaliação... é apenas um surto rsrrsrsrs

Thenebris

2 comentários:

  1. Como dizia Raul Seixas...

    "Amor só dura em liberdade
    O ciúme é só vaidade
    Sofro, mas eu vou te libertar
    O que é que eu quero
    Se eu te privo
    Do que eu mais venero
    Que é a beleza de deitar..."

    ResponderExcluir
  2. Música muito bem escolhida Neith rsrsrr...

    Thenebris

    ResponderExcluir